Jump to content

Editing Main Page

Warning: You are not logged in. Your IP address will be publicly visible if you make any edits. If you log in or create an account, your edits will be attributed to your username, along with other benefits.

The edit can be undone. Please check the comparison below to verify that this is what you want to do, and then publish the changes below to finish undoing the edit.

Latest revision Your text
Line 6: Line 6:


[https://ceca.wikioasis.org/wiki/Usina_Elevat%C3%B3ria_de_Pedreira Usina Elevatória de Pedreira]
[https://ceca.wikioasis.org/wiki/Usina_Elevat%C3%B3ria_de_Pedreira Usina Elevatória de Pedreira]
[https://ceca.wikioasis.org/wiki/7_Usina_Hidrel%C3%A9trica_Revers%C3%ADvel_Kannagawa 7. Usina Hidrelétrica Reversível Kannagawa]


'''#''' <big>'''1. Usina de Vigário'''</big>
'''#''' <big>'''1. Usina de Vigário'''</big>
Line 42: Line 40:




= <big >'''3. Usina Hidrelétrica Reversível Cortes-La Muela I'''<big> =
= 3. Usina Hidrelétrica Reversível Cortes-La Muela I =




Line 114: Line 112:


Wikipedia, Reservatório Cortes-La Muela. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Embalse_de_Cortes-La_Muela
Wikipedia, Reservatório Cortes-La Muela. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Embalse_de_Cortes-La_Muela


=<big >'''# 4. Complexo Hidrelétrico Río Grande ''' </big>=
=<big >'''# 4. Complexo Hidrelétrico Río Grande ''' </big>=
Line 273: Line 273:
[[Categoria:Usinas hidrelétricas da Argentina]]
[[Categoria:Usinas hidrelétricas da Argentina]]
[[Categoria:Infraestrutura de Mendoza]]
[[Categoria:Infraestrutura de Mendoza]]
=<big >'''7. Complexo Hidrelétrico do Tâmega''' </big>=
== Descrição Geral ==
Com mais de 180 anos de história, a Iberdrola é hoje líder mundial em energia [1]. Há mais de 20 anos, o Grupo Iberdrola apostou nas energias renováveis como base para um modelo de negócios sustentável, confiável e inteligente. Hoje, essa visão a tornou líder mundial no setor de energias renováveis. Com mais de 44.478 MW de capacidade instalada em fontes renováveis até o final de 2024, a companhia se destaca na liderança da transição energética rumo a uma economia com menores emissões de carbono [2].
Iberdrola segue avançando no setor das energias renováveis ao liderar a construção do Tâmega (Portugal), uma das maiores instalações de armazenamento de energia da Europa, à qual se juntaram dois parques eólicos que a tornam uma das maiores iniciativas energéticas da história do país. O complexo hidrelétrico do Tâmega tem a capacidade total instalada de 1.158 MW e evita a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano [3].
== Histórico e Construção ==
O complexo hidrelétrico do Tâmega, no norte de Portugal, é uma das maiores iniciativas energéticas da história do país e uma das maiores instalações de armazenamento de energia da Europa. Esse sistema inclui três represas com uma capacidade combinada de 1.158 MW e dois parques eólicos que chegarão a 274 MW. O projeto, que envolveu investimentos de mais de 1,5 bilhão de euros, conta com o financiamento do Banco Europeu de Investimentos (BEI) [4].
O projeto hidrelétrico Tâmega consiste em três usinas: Gouvães, Daivões e Alto Tâmega, localizadas no Rio Tâmega, um afluente do Douro que fica na região norte de Portugal, perto do Porto. As três usinas têm uma capacidade instalada total de 1.158 MW, o que representa um aumento de 6% da capacidade total de eletricidade instalada do país em 2024. Gouvães e Daivões começaram a operar em 2021 e o Alto Tâmega está em operação desde o final de 2024. O complexo tem capacidade para produzir 1.766 GWh por ano, suficiente para suprir as necessidades energéticas dos municípios vizinhos e das cidades de Braga e Guimarães (440.000 residências). Além disso, esta grande infraestrutura renovável tem uma capacidade de armazenamento de 40 milhões de kWh, equivalente à energia consumida por 11 milhões de pessoas durante 24 horas em suas casas [4].
Na Declaração de Impacto Ambiental (DIA) do projeto há diversas medidas de compensação de sistemas ecológicos tais como: reflorestamento de mais de 1.000 hectares, plantação de 17.000 sobreiros ou ações para melhorar as populações da fauna protegida existente no ambiente local [4].
== Características Técnicas ==
=== Gigabateria do Tâmega ===
A gigabateria do Tâmega fornece quase 900 MW de capacidade de bombagem para o sistema elétrico português [4].
[[File:Gigabateria_do_Tâmega.jpg|thumb|center]]
=== Alto Tâmega ===
* Altura de Barragem: 104,5 m
* Comprimento do Circuito Hidráulico: 50 m
* Queda Estática Nominal: 87 m
* Potência Instalada: 160 MW
* Área da Albufeira: 468 ha
* Volume da Albufeira: 132 hm3
=== Daivões ===
* Altura de Barragem: 77,5 m
* Comprimento do Circuito Hidráulico: 250 m
* Queda Estática Nominal: 64,5 m
* Potência Instalada: 118 MW
* Área da Albufeira: 340 ha
* Volume da Albufeira: 56,2 hm3
=== Gouvães ===
* Altura de Barragem: 34 m
* Comprimento do Circuito Hidráulico: 7,640 m
* Queda Estática Nominal: 657 m
* Potência Instalada: 880 MW
* Área da Albufeira: 176 ha
* Volume da Albufeira: 13,7 hm3
== Gouvães e Daivões ==
Simplificadamente, uma usina hidrelétrica reversível está constituída pelos seguintes componentes: os reservatórios (superior e inferior), os condutos hidráulicos e as instalações eletromecânicas para bombeamento/turbinamento, a figura a seguir mostra simplificadamente esse sistema. O planejamento dos reservatórios é possivelmente o elemento mais crítico no projeto de uma UHER. Os reservatórios podem ser construídos de duas formas. Na primeira, às vezes chamada de “usinas por bombeamento puro” ou de “circuito fechado”, os reservatórios são independentes de um rio, de modo que um determinado volume de água oscila entre dois reservatórios e é necessário apenas um pequeno afluxo para restabelecer as perdas por evaporação e infiltração. Na segunda, os reservatórios são construídos no leito de um rio, sendo utilizados por usinas hidrelétricas convencionais durante o dia, e utilizando o excedente de energias renováveis para bombeamento durante a noite. A região onde são projetados os reservatórios deve permitir encher pelo menos um dos reservatórios em tempo compatível com o cronograma do projeto [5].
[[File:3_UR.jpg|thumb|center]]
Os reservatórios Gouvães e Daivões são construídos no leito dos rios Torno e Tâmega, respectivamente. A barragem de Daivões é o depósito inferior da Usina Hidrelétrica de Bombeamento de Gouvães (880 MW). Em janeiro de 2022, a Iberdrola colocou em funcionamento o primeiro grupo energético da usina hidrelétrica – uma turbina com 220 MW de capacidade – e começou a fornecer eletricidade limpa à rede a partir da gigabateria do Tâmega. Esta usina é reversível, ou seja, permite que a água do reservatório de Daivões seja armazenada no reservatório de Gouvães, aproveitando a diferença de elevação de mais de 650 metros entre os dois. Desta forma, a energia pode ser bombeada quando há excesso de produção e recuperada quando necessário. Sua capacidade de armazenamento permite o fornecimento contínuo de eletricidade para a área metropolitana do Porto por 24 horas.
== Referências ==
<references />
* [1] IBERDROLA. Quem somos. 2025. Disponível em: [https://www.iberdrola.com/quem-somos]. Acesso em: 01 abr. 2025.
* [2] IBERDROLA. Nossa Empresa. 2025.  Disponível em: [https://www.iberdrola.com/quem-somos/nossa-empresa]. Acesso em: 01 abr. 2025.
* [3] IBERDROLA. Promovemos o projeto Tâmega, o complexo hidrelétrico mais inovador da Europa. 2025.  Disponível em: [https://www.iberdrola.com/inovacao/impulsionamos-projeto-tamega-complexo-hidroeletrico-mais-inovador-europa]. Acesso em: 01 abr. 2025
* [4] IBERDROLA. Tâmega: um dos maiores projetos hidrelétricos realizados na Europa nos últimos 25 anos. 2025. Disponível em: [https://www.iberdrola.com/quem-somos/nossa-atividade/energia-hidreletrica/gigabateria-tamega]. Acesso em: 01 abr. 2025.
* [5] Canales, F. A., Beluco, A. e Mendes, C. A. B (2015). “Usinas hidrelétricas reversíveis no Brasil e no mundo: aplicação e perspectivas” vol. 19, Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, pag. 1230 - 1249. Disponível em: [ https://www.projetouhr.com.br/asel/16002-87523-1-PB.pdf]. Acesso em: 01 abr. 2025.
Please note that all contributions to Curso Engenharia de Energia / CECA / UFAL are considered to be released under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (see Curso Engenharia de Energia / CECA / UFAL:Copyrights for details). If you do not want your writing to be edited mercilessly and redistributed at will, then do not submit it here.
You are also promising us that you wrote this yourself, or copied it from a public domain or similar free resource. Do not submit copyrighted work without permission!
Cancel Editing help (opens in new window)
Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies.